sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A culpa é, em parte, nossa ;**

Nós como cidadãos brasileiros, geralmente não recebemos ao longo da vida escolar uma educação política, social e econômica. Muitas vezes não temos o devido incentivo para o conhecimento de nossa constituição.  Desconhecemos leis, não sabemos ao certo quais são nossos direitos e nossos deveres, desconhecemos suas origens e razões.
A política no Brasil está servindo como método de enriquecimento, a elite mantém a concentração da renda, beneficia-se do conhecimento adquirido e manipula as massas que sem a devida informação não conseguem formular idéias rígidas.
Costumamos ver candidatos de todas as classes sociais e dos mais diversos níveis de instrução, alguns com campanhas bizarras, outros com propostas absurdas, e os que parecem sérios não nos passam confiança.
O povo vê a política como algo sem solução, um jogo de interesses e roubos. Política  vai além de corrupção,mídia e mentiras. Cabe a nós, cidadãos, valorizar nossas conquistas, votar é poder de escolha e renunciar a isto é admitir que as lutas do passado pela democracia foram em vão. 
Busquemos então fontes confiáveis de informação, interessemo-nos em conhecer as conquistas de nossos antecedentes. Se vemos política como circo, é porque não conhecemos e principalmente não exercemos nossa cidadania. Entregamos nosso país a desconhecidos, e nos decepcionamos. Conhecimento e educação são  fundamentais  para a concretização de uma sociedade participativa em todos os obstáculos, conflitos, decisões e conquistas. 

Um comentário:

  1. Devemos ser mais politizados, sem dúvidas! Acompanhar e cobrar dos nossos representantes, sem esquecer do passado deles!

    ResponderExcluir